Sobre o Libélulas de Minas

Projeto criado por Juliana Jaber e sua filha, Vitória Jaber, para fortalecer mulheres, cuidar da saúde mental, melhorar a autoestima, fomentar ações contra a violência e a favor da vida.

Inspiradas pela leveza e resiliência das libélulas, símbolos de transformação, renovação e liberdade, nosso propósito é tecer redes de apoio e oferecer ferramentas essenciais para que cada mulher possa alçar seu próprio voo.

O Libélulas de Minas é mais do que um projeto; é uma comunidade onde você encontra suporte, conhecimento e a certeza de que não está sozinha. Junte-se a nós! Explore nossos conteúdos, participe de nossas iniciativas e faça parte de uma comunidade que se apoia, cresce e transforma, um voo por vez.

Em ação

Libélulas de Minas: Juntas, somos mais fortes. Juntas, voamos mais longe.

Siga o perfil no Instagram

Canais de Apoio

Chame a Frida

Canal de Whatsapp desenvolvido pela Polícia Civil de Minas Gerais para combater a violência contra as mulheres.

Por meio do “Frida”, as mulheres conseguem solicitar agendamento para formalizar medidas protetivas, solicitar cópia das medidas, tirar dúvidas sobre as leis que garantem seus direitos e punem os agressores. Também podem ser feitas denúncias de agressões a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Tudo é ocorre via atendimento automático. O sistema é monitorado 24h por um policial de plantão. Frida tem um menu com diversas opções, identificando a necessidade de atendimento imediato. Por ele, a vítima pode também enviar sua localização. As respostas automáticas que esclarecem dúvidas e dão orientações foram baseadas na realidade de atendimento contando com a experiência de sua criadora, a escrivã da polícia civil Ana Rosa Campos, que atua em casos de violência contra a mulher. O aplicativo é acessível para mulheres analfabetas, por meio de áudio e fotos.

Projeto Viver em Paz

Atendimento gratuito a mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência doméstica — apoio psicológico, social e jurídico.

O projeto nasceu do desejo de transformar dor em recomeço, oferecendo suporte humano e técnico para que famílias reconstruam suas histórias com dignidade e segurança. Atua de forma integrada, unindo ações psicossociais, educativas e profissionais. O atendimento é humanizado e busca a compreensão das demandas emocionais, sociais e familiares, com foco na solução de problemas, como ansiedade, depressão, dependência emocional, traumas, luto, conflitos familiares, condutas agressivas na infância e comportamentos compulsivos. A idealizadora do projeto, Jocélia Cardoso Neres, é Assistente Social e especialista em Saúde Mental, Psicanálise e Gestão Hospitalar e se prepara para a fundação da Associação em Bom Despacho.